O maior evento de integração fronteiriça

 

Barra do Quaraí (Brasil) - Bella Unión (Uruguai) - Monte Caseros (Argentina)

 


  O evento contou com 109 participantes (44 Brasil / 34 Uruguai / 31 Argentina), 16 cidades presentes (8 Brasil / 4 Uruguai / 4 Argentina) e 52 instituições (governamentais e não-governamentais) tiveram representação.

 

 

Bella Unión, 28/09/2017 - No encontro do Movimento Pró-Comitê da Fronteira Trinacional, Monte Caseros (Argentina), Barra do Quaraí (Brasil) e Bella Unión (Uruguai) participaram as autoridades máximas da Tríplice Fronteira: Prefeito Iad Choli (Barra do Quaraí), Alcalde Luis Lopes (Bella Unión) e o Intendente Miguel Anghel Olivieri (Monte Caseros).

 

Além de definir uma agenda em conjunto para o desenvolvimento da Tríplice Fronteira, o encontro teve como objetivo preparar propostas para serem apresentadas no Seminário “Fronteira do Brasil: uma avaliação do Arco-Sul" - evento organizado pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e Ministério da Integração Nacional do Brasil que acontecerá em Uruguaiana-RS, nos dias 22 e 23 de novembro de 2017.

 

 

Para facilitar os debates em grupo, a Coordenação do Evento organizou os temas em 4 eixos:


1) Meio Ambiente, Cultura e Turismo;
2) Saúde;
3) Educação e Desporto;
4) Segurança.

 

Após a elaboração das propostas em grupo decidiu-se registrar também os seguintes encaminhamentos:


- A institucionalização do Comitê de Fronteira Trinacional: Monte Caseros (Argentina), Barra do Quaraí (Brasil), Bella Unión (Uruguai), sob responsabilidade dos Governos da Argentina, do Brasil e do Uruguai, através dos respectivos Ministérios de Relações Exteriores;

 

- Moção a ser encaminhada aos Governos do Brasil, Uruguai e Argentina e MERCOSUL demonstrando a importância da construção da Ponte Rodoviária Monte Caseros – Bella Unión para a integração fronteiriça e o desenvolvimento econômico e social da região.

 

O Prefeito de Barra do Quaraí, Sr. Iad Choli, propôs que os municípios de Monte Caseros, Barra do Quaraí e Bella Unión se declarem reciprocamente como cidades irmãs para fins de desenvolvimento de ações de cooperação transfronteiriça nas diferentes áreas, mediante termos comuns a serem reviamente acordados.


Tal declaração será assinada simultaneamente por ocasião do Seminário de Fronteira, na semana de 20 a 24 de novembro de 2017, na cidade de Barra do Quaraí.

 

* Ata Geral da Reunião Bella Unión - 28 de setembro 2017


...........* Ata do Eixo Meio Ambiente, Cultura e Turismo

.........

...........* Ata do Eixo Educação e Desporto

 

 

 

 

 

Fronteiras do Brasil: uma avaliação do Arco Sul


Argentina, Brasil, Uruguai




REUNIÃO TRINACIONAL - BARRA DO QUARAÍ-RS


Glecio Rodrigues


Barra do Quaraí, 24/08/2017 - O encontro ocorreu no Salão de Atos do Barra Hotel, em Barra do Quaraí, e foi organizado pela Câmara de Vereadores de Barra do Quaraí através do gabinete do Vereador Fernando Alonso para debater os seguintes temas:

 

a) - Corredor Biológico Trinacional - Projeto do Movimento Transfronteiriço de ONG`s

 

b) - Preparação para o Seminário "Fronteiras do Brasil: uma avaliação do Arco-Sul" que será realizado na cidade de Uruguaiana entre os dias 20 a 24 de novembro de 2017.

 

Estiveram presentes autoridades da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Uruguai) contando com a presença do Prefeito de Barra do Quaraí, Iad Choli, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Uruguaiana, Anderson Mendes e da secretária de Meio Ambiente de Uruguaiana, Marcia Fumagalli, representantes do Prefeito Ronnie Mello; o Alcalde do Município de Bella Unión, Luis López; o Intendente de Monte Caseros, Miguel Ángel Olivieri; Glecio Rodrigues representando o Observatório de Fronteiras Brasil/Uruguay-CEFIR/CAF; vereadores, ediles e representantes de organizações da região.

 

* Ata reunião Barra do Quaraí - 24 de agosto 2017

 

 

SEMINÁRIO DE FRONTEIRA

 

O objetivo do seminário é o de reunir os técnicos responsáveis pelas políticas na fronteira, no âmbito do Ministério do Planejamento, do Ministério da Integração Nacional, dos governos estaduais e comitês de fronteira da Região Sul, sob assessoria técnica do IPEA, para debater in loco os problemas enfrentados pela região e o modo como as políticas públicas vêm atuando, ou não, para resolvê-los.

 

Temas debatidos

 

* As fronteiras são altamente inseguras e se necessita dar voz ao tema da segurança nas fronteiras. A parte de infraestrutura na região necessita de melhoras como a construção da ponte Monte Caseros/Bella Unión e a reparação da rodovia Barra do Quaraí/Uruguaiana.

 

* O MERCOSUL é desconhecido para as comunidades fronteiriças. Existem experiências muito importantes e impactantes na fronteira como o acordo de saúde que tramita entre Bella Unión e Barra do Quaraí.


* Convidar autoridades federais do Uruguai e da Argentina para participar do seminário em novembro. Propôs-se que o Observatório e o CEFIR possam ajudar com as autoridades uruguaias. Uruguaiana e Barra do Quaraí irão sediar e convocar encontros na região para fortalecer a organização de uma agenda da tríplice fronteira para novembro.


A represa de Salto Grande afeta o governo de Monte Caseros quando há enchentes no rio Uruguai, ocasionando graves problemas na cidade e região. Uruguaiana informa que o saneamento é um problema de saúde pública e que estão organizando a construção de uma usina para a reciclagem do lixo,

 

 

Eixos temáticos

 

Os participantes concluíram que para tocar os temas mais importantes para a região era necessário trabalhar em quatro eixos:

 

1) Meio Ambiente, Cultura e Turismo;

2) Saúde;

3) Educação e Desportes

4) Segurança.

 

No dia 28 de setembro ocorrerá uma reunião para que os integrantes de cada eixo temático elaborem as suas propostas. Os encontros serão distribuídos nas seguintes cidades:

 

Eixo Meio Ambiente/Cultura/Turismo ............... Monte Caseros/AR.

Eixo Saúde ................................................... Bella Unión/UR.

Eixo Educação/Desportes .............................. Bella Unión/UR.

Eixo Segurança ............................................. Bella Unión/UR.

 

As propostas que serão pleiteadas e aprovadas nas reuniões do dia 28 de setembro se poderá levar a um grande encontro entre os quatro grupos e sistematizar todo para o seminário de novembro.

 

 

CORREDOR BIOLÓGICO TRINACIONAL

 

Houve um debate entre os participantes acerca do trabalho realizado até agora no projeto do Corredor Biológico Trinacional que propões uma gestão compartilhada do Parque Estudal do Espinilho (Brasil), Rincón de Franquia (Uruguai) e Campos Ávalos (Argentina). Somou-se recentemente o Parque da Formosa, Uruguaiana.

 

O projeto propõe a integração do turismo nas quatro localidades com capacitação de guias locais e organização de um Circuito Turístico na Tríplice Fronteira; que a Ilha Brasileira, território contestado pelo Uruguai; seja o centro do corredor, e espaço de integração de união dos povos e não de contestação ou conflitos.

 

O deputado estadual Nelsinho Metalúrgico propôs realizar um encontro na Assembleia Legislativa para que o Movimento Transfronteiriço de ONG's apresente e explique aos deputados o caráter do projeto.

O Movimento Transfronteiriço de ONG`s é considerado de interesse público em Monte Caseros, Bella Unión e Barra do Quaraí, mesmo não sendo uma instituição oficial. Um dos trabalhos feitos pelo movimento foi à denúncia em relação à proliferação do Mexilão Dourado para o IBAMA. Hoje, o molusco invasor está sem controle gerando, por exemplo, um prejuízo de um milhão de dólares anuais nas turbinas da usina de Salto Grande.


Mais informações:

 

* A grande gesta do Movimento Transfronteiriço de ONGs

 

* Projeto Corredor Biológico Trinacional

 

 

 

  • Comentário:


Nome:
Email:
Mensagem: