REUNIÕES DO MOVIMENTO TRANSFRONTEIRIÇO
:: > Reunião em Mocoretá dia 01/04/2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Ilha Brasileira, o santuário ecológico da Tríplice Fronteira

 





Saladero da Barra do Quaraí: um patrimônio histórico abandonado



O Saladero foi centro de rica atividade comercial em torno do charque. Infelizmente, todo esse patrimônio arquitetônico, histórico e cultural, está sendo destruído pelo tempo e pelo homem! A ignorância de alguns vem fazendo desaparecer para sempre casas seculares que trazem a marca, o suor e as lágrimas das gerações antigas. Nossa luta busca encontrar eco a este apelo: Não deixem desmoronar a nossa história! O nosso passado é o futuro de muita gente..." (ONG Atelier Saladero, 0utubro, 2003).



Leia a íntegra do estudo...



Autoridaes uruguaias vistoriam ponte internacional que liga Barra do Quaraí a Bella Unión





PEDALANDO TRINACIONAL

















ARGENTINA, BRASIL, URUGUAI

MEIO AMBIENTE SEM FRONTEIRAS


"O Movimento Transfronteiriço criado por ONGs brasileiras, uruguaias e argentinas, é considerado um marco na cooperação entre entidades e intercâmbio na área ambiental e de gestão” (Correio do Povo, 4/02/2006).


 

 

 

 

 

 



A Fundação



No dia 1 de fevereiro de 2006 reuniram-se em Barra do Quaraí 7 organizações não-governamentais da Tríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Uruguai) com um obetivo comum: a criação do Movimento Transfronteiriço de ONGs. Diz a Ata de Fundação:

 

"... Abriu-se a seção dando boas-vindas aos presentes, expondo que a reunião tinha por finalidade oficializar uma pareceria de âmbito internacional entre entidades não-governamentais. A união de todas as organizações ali presentes aumentaria a força e o raio de ação das iniciativas tomadas em prol da Educação, da Cultura e do Meio Ambiente. Integrar os esforços e as inteligências, criando o Movimento Transfronteiriço de ONGs, significa ampliar cada vez mais a troca de informações, de experiências, de ensinamentos, de planos e projetos que visem uma melhoria da vida humana, da saúde e da cultura".

 

Logo após a sua fundação, as reuniões do Movimento Transfronteiriço foram consideradas de interesse municipal por decretos expedios pelos governos das cidades da Tríplice Fronteira: Barra do Quaraí, Bella Unión e Monte Caseros.

..........* Decreto Municipal Barra do Quaraí (Brasil)

......... * Declaración Municipalidad Monte Caseros (Argentina)

......... * Declaración Intendência Municipal de Artigas (Uruguai)




Trabalhar para recuperar o Rio Uruguai

 

Ecologistas da Tríplice Fronteira criaram uma rede de ONGs

"Grupos ambientalistas de Argentina, Uruguay y Brasil firmaron compromiso para integrar un foro de Organizaciones no gubernamentales que tendrá como objetivo primordial recuperar el río Uruguay. Por este motivo, las primeras tareas tendrán como eje central la educación ambiental en la sociedad".










“La convocatoria fue realizada por la ONG ‘Atelier Saladero‘ de Barra do Quaraí, que nos manifestaron su deseo para trabajar en distintos aspectos del río Uruguay”, indicó a El Litoral el presidente de Amigos del Río Uruguay de Caseros, Luis Schiro".







Regulamentação da atividade pesqueira no Rio Uruguai



Buscar o consenso a respeito da legislação sobre a atividade pesqueira no Rio Uruguai foi o objetivo inicial que reuniu em uma rede de ONGs ambientalistas as entidades que integram o Movimento Transfronteiriço.



"Las diferencias existentes en la legislación vigente en Argentina, Brasil y Uruguay cria un vacío legal en ese aspecto y genera inconvenientes para preservar los recursos naturales. Por esta cuestión, se reunió la red de ONG’s que integra el Movimiento Transfronterizo como la predación en el Río Uruguay, las enormes plantaciones de eucaliptus y el uso irracional de los biocidas en el norte del Uruguay en las arroceras".










Aos 7 Estados que têm soberania sobre o Rio Uruguai

"El Movimiento expresa la necesidad de que los Gobiernos realicen las acciones conducentes a establecer leyes o reglas de pesca sobre el río Uruguay, de igual tenor y que los controles también sean cumplidos, enfatizando la necesidad de unificación de criterios en cuanto a la legislación conveniente para la fauna íctica".













A AÇÃO TRINACIONAL DAS ONGs


Um ciclo produtivo de atividades iniciou-se a partir de diversas ações dando origem a um movimento coordenado na região fronteiriça promovendo a integração de valores culturais e ambientais como também sociais.

 

 

 

As reuniões trimestrais do Movimento Transfronteiriço tiveram o objetivo de elaborar projetos em várias áreas bem como a missão bem definida de conscientizar sobre a importância de se preservar o meio ambiente, com iniciativas que visem melhorar a qualidade de vida.

 

* O Movimento Transfronteiriço de ONGs enviou carta aos presidentes do Mercosul sobre a situação do rio Uruguai. A iniciativa repercutiu amplamente pela imprensa dos três países, evidenciando a rede de ONGs enquanto entidade de caráter inédito no panorama ambientalista.



............................ :: > Leia a Carta aos Presidentes do Mercosul



* No ano de 2007, a ONG Atelier Saladero foi incumbida pelo Movimento Transfronteiriço para fazer um alerta sobre a presença de espécies invasoras nas águas do Rio Quaraí. Autoridades do IBAMA procuram a entidade como também professores da Universidad Nacional de La Plata.



............................ :: > Leia sobre a presença do Mexilhão Dourado



* Unir o conhecimento das organizações que constituem o Movimento para construir o maior banco de dados da Tríplice Fronteira, gerenciando informações sobre o meio ambiente, cultura, costumes e economia da região. Esse projeto está em elaboração.

 

* Uma questão de saúde pública: Em 2015, seguindo as orientações do Movimento Transfronteiriço, a ONG Atelier Saladero denuniciou ao Ministério Público Federal a falta de tratamento do esgoto na cidade de Uruguaiana pela empresa Odebrechet: os dejetos estavam sendo lançados diretamente no rio Uruguai.


 




Corredor Biológico Trinacional - uma idéia que avança!



Ao longo de sua jornada o Movimento Transfronteiriço tem trabalhado para concretizar um de seus maiores projetos de integração transfrontreiriça: o Corredor Biológico Trinacional.

Em seus objetivos consta uma forma partilhada e efetiva de proteger os ecossistemas e parques existentes nos limites dos três países (Brasil, Uruguai e Argentina), bem como promover a cooperação e favorecer um desenvolvimento sócio-econômico baseado na atividade turística sustentável.


............................ :: > Projeto sobre o Corredor Biológico Trinacional



Diversas palestras sobre o tema foram realizadas, mas o Movimento preocupou-se também em conscientizar a juventude sobre o projeto de integração ambiental realizando diversas atividades como o Pedalando Trinacional.


............................ :: > Pedalando Trinacional: Ambiente sem Fronteiras







Corredor Biológico Trinacional (Argentina, Brasil e Uruguai): uma idéia que avança!






Uma rede internacional de ONGs em prol do Meio Ambiente na Tríplice Fronteira

 

Com o objetivo de trabalhar em comum acordo em atividades que
resgatem a cultura e os valores ecológicos das comunidades de fronteira, o Movimento tem a missão de conscientizar sobre a importância de se preservar o meio ambiente. As entidades comprometidas nesse projeto são:

 

* ONG Atelier Saladero - Brasil

* GRUPAMA - Uruguai

* Associación Ecologista Rio Mocoretá - Argentina

* Comissão Binacional de Meio Ambiente (Brasil, Argentina)

* Associação Amigos do Rio - Brasil

* Sindicato Rural Barra do Quaraí - Brasil

* Instituto Patulus - Brasil



PUBLICAÇÕES


 




Luis Pedro Mujica

 

Bacharel Humanista, Bioquímico


"Nuestra región ha sido marginada por el IIRSA, planificada desde el norte, para decirnos cuales deben ser los pasos a seguir para insertarnos en el primer mundo; sabemos como sigue la historia si tomamos al pie de la letra las recomendaciones de WDC, entonces hagamos el esfuerzo de pensar por nosotros mismos estrategias que sirvan a la región".

Leia a íntegra do documento que avalia o Impacto Ambiental da ponte entre Monte Caseros (Argentina) e Bella Unión (Uruguay)





Pedalando Trinacional "O Meio Ambiente não tem fronteiras!"





Os marcos de fronteira que estabelecem os limites entre Brasil, Argentina e Uruguai





Ações do Movimento Transfronteiriço de ONGs

 

Na intenção de trabalhar em conjunto para a solução dos problemas que afetam as comunidades fronteiriças, buscou-se integrar os esforços e as inteligências de uma rede de ONGs comprometidas com o Movimento Transfronteiriço. Isto significou ampliar cada vez mais a troca de informações, de experiências, de planos e projetos que visavam sempre uma melhoria da vida e da cultura humana.

 





 

Movimento Transfronteiriço de ONGs - Uma força internacional em defesa do Homem e do Ambiente