Pesque & Solte


Ao soltar um Dourado, você estará demonstrando respeito pela natureza e garantindo o futuro da pesca esportiva!

 

 

Faça uma visita ao acampamento dos pescadores ao longo do Rio Quarai, Uruguai e Ilha Brasileira

 

 

Peixes da região: Piava, Pati, Dourado, Pacú, Armado, Palometa, Traira, Grumatã, Manduví, Surubim, Linguado, Manguruju, Jundiá, Bagre, Vóga, Pintado, Carpa, Cascudo, Joaninha, Viola

 

O "Caso da Ilha Brasileira"




Um execelente estudo intitulado "O Caso da Ilha Brasileira" de autoria do Coronel Wilson Ruy Mozzato Krukoski encontra-se na página Fronteiras e Limites do Brasil da Segunda Comissão Brasileira Demarcadora de Limites, do Ministério das Relações Exteriores.

 

Fronteiras e Limites do Brasil

 

O Capincho na ilha

 

 

Capincho na barranca! Na Ilha Brasileira você pode avistar o Capincho (capivara), o maior roedor vegetariano do mundo. É nativo das Américas do Sul e Central. Seu habitat natural é ao redor de rios e lagos. O melhor lugar são as várzeas e áreas alagadas. Adultas, as capivaras chegam a 80 quilos. No Rio Grande do Sul, esses animais são chamados de "capincho"..

Uma das faculdades da capivara é a sua capacidade de permanecer submersa na água para se defender de predadores..



ONG Atelier Saladero

A diferença entre ver e enxergar. Ver é olhar. Enxergar é entender.

* Quem culpa ou julga alguém por um erro que tenha cometido: vê, mas aquele que compreende que todos nós erramos: enxerga.

* Quem constrói presídios para reintegrar deliquentes e criminosos à sociedade: vê, mas aquele que constrói escolas para educar as crianças: enxerga.

* Quem faz discursos sobre problemas ambientais: vê, mas quem organiza voluntários para reflorestar a terra: enxerga.
* Quem gosta de passear entre ruínas antigas: vê, mas quem trabalha para resgatar a história de uma comunidade, enxerga.

* Quem ensina o filho através de normas e regras: vê, mas aquele que dá o exemplo: enxerga.

 

Não se contente em ver, comece a enxergar.

 

Argemiro Rocha

 

 

 

 

  • O marco da Ilha Brasileira


  • A moradia do Seu Zeca
  •  


    Pesca Esportiva na Tríplice Fronteira


    O Acampamento do Maninho situa-se no no coração da Tríplice Fronteira. Uma região de grande potencial turístico e riquezas naturais. A Ilha Brasileira, verdadeiro Santuário Ecológico é o encontro das águas de três rios importantes para o ecossistema da região -- Merinhãy, Quaraí e Uruguai.

     

    Localização: Município da Barra do Quaraí, fronteira oeste gaúcha, o pôr-do-sol do Rio Grande!

     

    Venha conhecer um recanto onde a pesca esportiva é mais do que um esporte: é um lazer e uma experiência de vida junto à Natureza.

     



    Venha pescar o Dourado nas águas do Rio Uruguai

     

    O Acampamento do Maninho fica a beira do rio Uruguai, um recanto de terra batida, onde o fogo de chão anima as noites e as conversas. Venha para essa experiência em um ambiente rústico, limpo e agradável.

     

     

     

    Piloteiro nascido nas barrancas do rio, carregando nas veias sangue caboclo e índio

     

     

    Quando pescamos, baseados num hotel, pousada ou barco-hotel, o barco de pesca é usualmente ocupado por dois pescadores e um piloto, ou piloteiro, como é chamado por esse Brasil afora. Eles são muito importantes

    .
    Os piloteiros em geral são profissionais da própria região, muitas vezes nascidos nas barrancas do rio e carregando nas veias sangue caboclo e índio. Eles são experientes e treinados para fazer o seu trabalho, que consiste em levar os pescadores aos pontos de pesca mais promissores, ou aos locais onde se pratica determinado tipo de pesca, ou onde se sabe que um cardume está se alimentando.

     


    Os bons piloteiros têm orgulho de que os pescadores de seu barco consigam os melhores resultados, e chegam a competir entre si, gozando os azares enfrentados pelos companheiros de trabalho.

     

    Cada piloteiro é responsável pela segurança e bem estar dos pescadores de seu barco, ajudando-os nos problemas surgidos com enroscos ou com o uso de seus equipamentos (Cristiano Silva Garcia).

     

     

    O piloteiro cuida também de retirar o peixe do anzol e de iscá-lo novamente, procedimentos em que é hábil e rápido. (Se você pretende devolver o peixe ao rio, avise antes ao piloteiro). Peixes abaixo da medida legal serão sempre devolvidos ao rio.

     

    Você também pode se divertir pescando piava nos rios da Barra do Quaraí

     



    Como está o tempo na Barra do Quaraí

     



    • Comentário:


    Nome:
    Email:
    Mensagem: