Rio Grande do Sul
Barra do Quaraí




Bandeira do Município


Brasão Municipal


Data de Emancipação
22 de outubro de 1995
Área total
1056,146 km²
População
4012 habitantes (Censo 2010)

 

O município da Barra do Quaraí foi criado em 28 de dezembro de 1995, pela Lei Estadual nº 10.655, publicada no Diário Oficial de 29/12/1995, desmembrado de Uruguaiana.

 

Localiza-se a uma latitude 30º12'26" sul e a uma longitude 57º33'17" oeste, tornando-se o município mais ocidental do estado do Rio Grande do Sul e de toda a Região Sul do Brasil. É um dos pontos extremos deste estado.



O homem do campo é responsável por 80% do PIB da Barra do Quaraí


A história de seu povo é a do homem do campo, com suas tradições e respeito à Natureza.

 

 

O cavalo crioulo, pedestal do gaúcho, promove o município nacionalmente, nas provas do Freio de Ouro e Hipismo de Esteio.

 


As cabanhas da Barra do Quaraí, algumas de renome internacional, são verdadeiros bancos de genética.

 

 

Na agricultura, a lavoura de arroz irrigado constitui o carro chefe do agronegócio. As lavouras de sorgo, milho e soja são irrigadas com alta tecnologia, ou seja, por aspersão utilizando o pivô central.

 


Na bovinocultura de corte, destacam-se as raças Hereford e Braford, produtoras de carne nobre. Na raça leiteira, encontramos a vaca Holandesa. Na ovinocultura, raças tipo lã: Ideal e Merino Australiano

 

 

  • O marco da Ilha Brasileira


  • A moradia do Seu Zeca
  •  

    A região trinacional ante a maior inundação de sua história

     


     

    A velha Ponte de Ferro da Barra do Quaraí, enfrentou, altaneira, mais uma enchente em sua idade secular...

     



    Dezembro-2015. No início do mês, em Barra do Quaraí, alguns prognósticos indicavam que a região poderia sofrer uma cúmulo de aproximadamente 400 mm de chuvas. Em Quaraí, choveu 160 mm no dia 23/12. A água encostou embaixo da Ponte Internacional da Concórdia, que liga Quaraí com o município de Artigas (Uruguai). A ponte foi interditada por risco de desabamento.

     

    O Rio Quaraí atingiu 15 metros acima do nível

     

     

    De acordo com a Defesa Civil, o Rio Quaraí atingiu a marca histórica de mais de 15 metros acima do nível normal.

     

    "Nós já tínhamos os locais onde a água costumava chegar. Infelizmente, dessa vez fugiu do nosso controle", afirma Claudino Mutillo Jr., coordenador de Defesa Civil.

     

     

    A maior cheia que a região registrou foi em 2001, quando o rio chegou aos 14 metros acima do normal. A água começou a baixar na Barra do Quaraí no dia 25/12/2015 recuando cerca de 30 centímetros por hora.

     

    Represa de Salto Grande: 34 mil metros cúbicos por segundo

     

     

    Argentina - O lago da represa subiu a marca histórica dos 37,70 metros. A represa de Salto Grande conseguiu conter a maior quantidade de água proveniente da bacia até alcançar o nível histórico de 34 mil metros cúbicos por segundo! No período mais crítico das chuvas, em 48 horas choveu 300 mm na região, o que equivale aproximadamente a 50.000 km² em territórios do Uruguai, Argentina e Brasil.


    "Estamos dispostos a conter até os 37 metros", disse Juan Carlos Cresto, Presidente da Delegação argentina ante a Comissão Técnica Mixta de Salto Grande. Fotos em redes sociais mostraram o intenso caudal de água que pasou pelas composrtas da represa binacional.

     

     

    O aumento do nível do lago de Salto Grande inundou cerca de 15 mil hectares de cítricos, lavoras, pastos e florestas. Na Barra do Quaraí.

     

     

    Na Barra do Quaraí, uma equipe de técnicos da Represa de Salto Grande estiveram uma tarde monitorando a velocidade das águas do rio Quaraí.

     

     


    • Comentário:


    Nome:
    Email:
    Mensagem: