A ONG Atelier Saladero consegue junto ao CTG Rincão do Saladero um recinto para abrigar as mais de 40 mil peças de roupas e calçados doados pelo Sr. Ricardo Fernandes.

Ele apenas pedia: "por favor, me deixem ajudar!"




Sr. Ricardo Fernandez, líder comunitário de Gravataí concede entrevista ao Canal 10, de Bella Unión, manifestando sua tristeza pelo fato de não conseguir ajudar com sua doação as famílias carentes na fronteira do Uruguai nestes meses de inverno e de enchente. Durante os 12 dias que ficou na fronteira, as autoridades uruguaias não concederam a permissão para a doação passar a ponte internacional.



Em atendimento a um pedido do Sr. Ricardo Fernandes, a ONG Atelier Saladero solicitou apoio à Prefeitura Municipal para realizar o transporte de uma carga de doações de roupas usadas desde Gravataí até a Barra do Quaraí.
A organização também entrou em contato com a Rádio Bella Unión e estabeleceu uma parceria para a difusão dessa ação de solidariedade em benefício das famílias carentes do país vizinho. Convocou uma reunião com o Alcalde de Bella Unión, Luis Lopes, expondo o projeto de auxílio. Dele recebeu a promessa de intermediar apoio junto aos órgãos competentes uruguaios. Assim que as doações chegaram à Barra do Quaraí, diversas igrejas de Bella Unión se mobilizaram para auxiliar na doação.



ONG Atelier Saladero entrega certificado de homenagem ao Sr. Ricardo Fernandes pela ação em prol dos mais necessitados.


Sopão Comunitário - ONG realiza ação de solidariedade neste inverno





5 de julho de 2015 - Sopão Comuitário promovido pela ONG Atelier Saladero, Barra do Quaraí

.

Foram atendidas mais de 60 famílias, conforme avaliação dos organizadores: “Os nossos objetivos foram atingidos nesse rigoroso inverno. Nossos militantes tem como princípio promover a assistência social e o trabalho voluntário em defesa dos direitos humanos".



O Projeto Pedalando Trinacional propõe tornar conhecida os variados recantos naturais da Tríplice Fronteira, ao olhar dos seus próprios moradores, em especial a juventude. A geografia da região trinacional é o motivo desse passeio ciclistico realizado como uma atividade cultural, social e ambiental de conhecimento, preservação e integração.






1º Grito pela preservação do Bioma Pampa Sul Americano





O Pedalando Trinacional pretende ser uma atividade educativa ao envolver um conhecimento da nossa geografia, a revelação das belezas de nossos locais naturais e históricos, nossos rios e nossas árvores nativas, o descobrimento de lugares turisticos e também a integração entre os costumes e a vida de cada povo fronteiriço.






 

 



A caridade que não ultrapassou a fronteira entre Brasil e Uruguai


O Mercosul não é para os pobres!


24 de julho de 2015 - Mais de 40 mil peças de roupas doadas, quase 4 toneladas de doações, feitas por líder comunitário da Grande Porto Alegre não puderam passar a fronteira entre Barra do Quaraí e Bella Unión para atender as famílias uruguaias necessitadas neste inverno. Todos os trâmites legais feitos pela ONG Atelier Saladero, Rádio Bella Unión e 8 igrejas uruguaias, não conseguiram sucesso. Fica, então, a pergunta: qual é a realidade da integração fronteiriça, tão falada nos discursos de palanque? Somos realmente uma fronteira livre e irmã? E o que dizer dos propalados programas sociais do Mercosul.



Toda legalidade é sempre necessária. Mas, o trâmite legal não pode sacrificar a necessidade humana.




Com o apoio da Prefeitura Municipal da Barra do Quaraí, a ONG Atelier Saladero consegue trazer da Grande Porto Alegre aproximadamente 4 toneladas de roupas usadas para doação a famílias carentes da região.



A solidariedade das igrejas - membros de várias denominações religiosas uruguaias estiveram na Barra do Quaraí auxiliando a descarregar o material e a classificar a grande quantidade de roupas e calçados.






Militantes da ONG Atelier Saladero reuniram-se com o Alcalde de Bella Unión, Luis Lopes e também líderes de igrejas regionais para unir forças em uma ação de solidariedade além fronteiras.



Cansado de esperar, pois, foram 12 dias longe de casa, o Sr. Ricardo teve que deixar a fronteira no dia 19 de julho de 2015.

Foi com pesar que partiu. Foi a primeira vez, em 20 anos de ação comunitária que deixou um lugar, sem concretizar o seu desejo: entregar ás famílias necessitadas “do outro lado da ponte” um pouco de sua imensa generosidade...




Sopão Comunitário - ONG realiza ação de solidariedade neste inverno







Sopão Comunitário da ONG Atelier Saladero atende a mais de 60 famílias em Barra do Quaraí

 

5 de julho de 2015 - "A Primeira edição do Sopão Comunitário-2015 foi um sucesso", comentou com entusiasmo Argemiro Rocha, Presidente da ONG Atelier Saladero que afirmou a intenção de realizar a cada quinze dias a atividade beneficente.

 


 

A ação social da organização não-governamental teve por objetivo beneficiar as famílias de Barra do Quaraí com um sopão neste rigoroso inverno. O local escolhido para a montagem da estrutura foi a Vila Popular.

 

 

“Contamos com a solidariedade da nossa comunidade que colocou-se à disposição para doar os legumes, verduras, carnes, massa e outros produtos para o sopão”, afirmou o Presidente da ONG.
.


A ONG Atelier Saladero é uma sociedade civil sem fins lucrativos, sediada em Barra do Quaraí que tem como objetivo de seus estatutos auxiliar na erradicação da fome e da pobreza.


“Nossos militantes tem como princípio promover a assistência social e o trabalho voluntário em defesa dos direitos humanos".



  • Comentário:


Nome:
Email:
Mensagem:



Hilton Dornelles dos Santos  
Sempre acompanho o trabalho da ONG Atelier Saladero e admiro seu empenho pelas coisas de noss terra. Ainda vou visitar vocês. Espero que não esmoreçam em suas lutas. Abraço deste amigo!!
5 de janeiro de 2015