Sangue de Boi
(Pyrocephalus rubinus)
Azulinho
(Cyanoloxia glaucocaerulea)
Martim-Pescador
Chloroceryle americana
Trinca-ferro
(Saltator similis)
Sabiá do Banhado
(Embernagra platensis)
Cardeal
(Paroaria coronata)
Caracará
(Caracara plancus)
 
São mais de 185 espécies de aves já catalogadas no Parque Estadual do Espinilho. Treze delas estão ameaçadas de extinção. No local elas ficam protegidas. Elas emprestam o canto e a beleza para completar o espetáculo de preservação no parque.

 


O Reino do Cardeal Amarelo


Entre as incontáveis atrações que a reserva estadual do Parque do Espinilho apresenta, encontra-se uma pequena população de cardeais-amarelos. Ela desperta o interesse de ambientalistas do Brasil, Uruguai e Argentina que visitam o Parque para admirá-las, fotografá-las e estudá-las.

 

Existe também o monitoramento científico como o Projeto Cardeal Amarelo::

 

 

"O cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata) é uma ave rara e de distribuição restrita, típica dos campos sulinos, com ocorrência no Brasil somente para o Estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente do Sudeste e a ponta oeste.
"Nessas regiões, enfrenta grande declínio populacional devido à alteração do habitat natural para propiciar terras úteis para a agricultura e pecuária e também pela captura para criação em cativeiro e abastecimento do tráfico de animais silvestres.A espécie também é encontrada na Argentina e Uruguai.
O Projeto Cardeal-amarelo atua no estudo e conservação da espécie desenvolvendo atividades de pesquisa e monitoramento no Parque Estadual do Espinilho, município de Barra do Quaraí.
O Projeto Cardeal-Amarelo tem como objetivos principais determinar o status das populações de Gubernatrix cristata em toda sua área de distribuição no que se refere à estrutura populacional, fluxo gênico e estratégias para sua conservação.

 

Para uma melhor relação entre as necessidades conservacionistas da espécie e a participação da comunidade nessa tarefa, a equipe deseja buscar parcerias com ONGs e/ou escolas do município.Há um blog do projeto na Internet onde constam diversas informações a respeito da espécie e dos trabalhos de campo realizados. Faca uma visita: http://cardealamarelo.blogspot.com. Contatos: Prof. Claiton Ferreira - gcristata@gmail.com

 

 



  • Comentário:


Nome:
Email:
Mensagem: